Tradutor

A logística nas guerras


Alexandre o Grande

O sucesso de Alexandre o Grande (354-323 a.c.) na campanha na Ásia foi influenciado pela organização logística do exercito. Suas operações logísticas são consideradas por muitos, como as mais eficientes já criadas pelo homem. Conquistou a Ásia Menor, a Pérsia, e chegou até as margens do rio Indo, na Índia. Fundou a cidade de Alexandria, no Egito.
As principais características logísticas eram:

a)    O exército macedônio era acompanhado por um vasto carregamento de materiais e suprimentos com tudo que pudessem utilizar na viagem, ficando instalados atrás das linhas de batalha;

b)    Muitas vezes o material era enviado antecipadamente para bases avançadas em pontos estratégicos, permitindo o deslocamento rápido das tropas;

c)    Eram enviados navios com provisões para instalar bases avançadas, depois mandava desmontar e transportar os navios por terra até outro rio que conduzisse até outra base avançada;

d)    Todas as questões logísticas eram centralizadas de modo a tornar a sua compreensão bem clara e objetiva. Muitas vezes, eram comandadas pelos principais generais;

e)    O transporte de materiais e suprimentos por um batalhão logístico permitia ao soldado macedônio levar um peso bem menor e, consequentemente, este caminhava mais velozmente que o inimigo;

f)     Buscava sempre os caminhos entre regiões cultivadas que dispusessem de alimentos e água em abundância. Assim, parte de sua logística (obtenção de alimentos) ficava mais facilmente resolvida.

Napoleão Bonaparte

Depois da invasão na Rússia, em 1812, por “Napoleão Bonaparte”, os Russos atearam fogo na cidade. Isto obrigou as tropas Russas a baterem em retiradas. Foi uma das retiradas mais dramáticas da historia. Cadáveres eram encontrados com facilidade, e aqueles que conseguiram voltar, chegaram em condições sub-humanas;

http://www.historiadigital.org/curiosidades/15-curiosidades-sobre-a-campanha-da-russia/

Segunda guerra mundial

Adolf Hitller

A lenda do invencível exército dos super-homens arianos de Adolf Hitler caiu por terra. (31 de janeiro de 1943)

Stalingrado

A proposta era mais do que atraente para os famélicos e congelados farrapos fardados confinados nas ruínas da cidade: os camaradas prometiam que todos os homens que se entregassem seriam alimentados e receberiam assistência médica. Além disso, poderiam manter seus uniformes, medalhas, condecorações e todos os objetos pessoais e de valor. Aos oficiais graduados era reservado inclusive o direito de permanecer com suas espadas e baionetas.

Alguns erros cometidos:

a)    Isolado em um bolsão, o Sexto Exército, com seus 220.000 homens, passou a depender de suprimentos conduzidos por via aérea.

b)    Não havia, porém, pistas de pouso adequadas no perímetro das tropas germânicas acuadas.


c)     Os duelos eram travados rua a rua, a cada esquina, transformando a cidade em ruínas. Impedindo a fornecimento de suprimentos que tanto precisavam.


Aliados (Estados Unidos, URSS, Inglaterra)

A Segunda Guerra Mundial aconteceu dentro do Território Alemão. As tropas aliadas (Estados Unidos, URSS, Inglaterra) conseguiram transportar alimentos, equipamentos e vestiário com maestria.  Junto com a Alemanha estava a Itália e Japão.

Japão

Como um ataque por terra com tropas e todo o aparato logístico elevariam os custos gastos com a guerra. Foram lançadas duas bombas nucleares.

Hiroshima (06 de agosto de 1945)

A bomba “Little Boy” possuia 60 kg de urânio, ao ser jogada, detonou a 576 metros de altura. Levou 43 segundos para cair, e automaticamente, os gatilhos de tempo e barométrico acionaram o detonador que disparou um projétil de urânio que iniciou uma reação em cadeia.

Nagasaki (09 de agosto de 1945)

A bomba “Fat Man” era composta de plutônio, iria ser lançada sobre a cidade de Kokura, mas devido a falta de visibilidade, o avião mudou a trajetória rumo a Nagasaki. Por falta de combustível e baixa visibilidade sobre Nagasaki, o avião jogou a bomba no alvo errado, em meio de um vale. A bomba explodiu a 600 metros de altura no intuito de maximizar os danos: destruição de edifícios, onda de calor, detritos e forte radiação.



PUBLICIDADE